Metalúrgica IMAM Ltda

Segmento: FUNDIÇÃO E METALURGIA
Cidade: Guaramirim/SC

Na história da Prana, temos registros de projetos de muitos setores e um que sempre nos traz surpresas muito positivas é o de metalurgia, como aconteceu com a IMAM, que está presente no mercado agrícola por meio da venda de produtos de alto desgaste para o preparo de solo, plantio e colheita, fornecidos a grandes fabricantes de equipamentos e a prestadores de serviço de assistência técnica do segmento, atendendo mais de uma dezena de países em todo o continente americano.

Na busca por soluções mais eficazes para o problema de desgaste de materiais, passou a interagir com pesquisadores de uma instituição catarinense, e encontrou uma possibilidade de gerar alto impacto no seu mercado utilizando novas formulações de materiais, combinando nióbio, ni+hard, cromo, carbono e alto níquel. Em paralelo, para melhorar a eficiência do processo de fabricação de moldes, assumiu o desafio de desenvolver e testar novo processo de moldagem, com utilização de impressora 3D.

Para poder validar a viabilidade técnica e econômica dos novos produtos e processos, a empresa precisou investir, inclusive, numa nova planta piloto, cuja estrutura foi planejada para os novos produtos.

O diferencial de inovação, permitiu que a IMAM utilizasse recursos da FINEP, linha Inovacred via BRDE para financiar os investimentos necessários. Os principais desembolsos do projeto foram:

  • Planta piloto: estrutura planejada especialmente para viabilizar a fabricação de produtos com as novas ligas metálicas, incluindo estudos detalhados sobre o leiaute produtivo;
  • Equipamentos: impressora 3D, equipamentos necessários para a área produtiva e laboratório;
  • Matéria-prima: desenvolvimento de lotes-piloto;
  • Equipe própria: equipe de engenharia, gestão de processos e qualidade, técnicos da linha de produção para fabricação dos lotes piloto, laboratório e outras áreas afins, de suporte;
  • Outros serviços: consultoria em processos produtivos, gastos com prospecção de novos mercados, participação em feiras.
  • O desenvolvimento das novas ligas e a implantação da planta piloto fluíram de maneira muito positiva, permitindo o acesso a mercados mais exigentes e garantindo crescimento constante da IMAM.

A visão arrojada dos gestores e a proximidade da equipe de engenharia com instituições de pesquisa, trouxe para a empresa ótimos resultados econômicos, mas também trouxe para o segmento agrícola novos materiais com uma relação de custo-benefício muito mais favorável em relação às alternativas existentes, trazendo mais competitividade para os produtores de alimentos de todo o continente. E quando se trata de produção de alimentos, o ganho é para todos, atingindo o verdadeiro objetivo da inovação, de agregar valor para a sociedade.